Profa. Me. Michele Tognon
O ensino de genética pode parecer, à primeira vista, um conteúdo abstrato e de difícil compreensão para os estudantes do Ensino Médio. Por isso, as aulas práticas e lúdicas desempenham um papel fundamental, tornando o aprendizado mais dinâmico, envolvente e significativo.
Recentemente, os alunos participaram de uma atividade especial que simulou a transmissão de características humanas para um descendente fictício. A proposta permitiu que os estudantes vivenciassem, na prática, como ocorre a herança genética, compreendendo de forma concreta conceitos como dominância, recessividade e variabilidade genética.
Durante a atividade, cada grupo de alunos sorteou combinações de características, como formato do rosto, tipo de sobrancelha e outros traços, construindo o perfil de um “filho fictício”. O resultado foi uma experiência divertida e enriquecedora, que despertou curiosidade, promoveu a colaboração em grupo e aproximou a ciência da realidade dos jovens.
A escola acredita que momentos como esse não apenas reforçam os conteúdos de forma mais clara, mas também estimulam a criatividade, o pensamento crítico e a participação ativa dos estudantes.
Referência bibliográfica
AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia Moderna: Volume 3: Ensino Médio. São Paulo: Moderna, 2016.

Produção dos estudantes


