As aulas práticas desempenham um papel fundamental no ensino de Ciências da Natureza, especialmente nos campos da Botânica e da Ecologia. Quando essas atividades são realizadas em ambientes naturais preservados, como uma reserva de Cerrado, o aprendizado se torna ainda mais significativo, enriquecedor e conectado à realidade.
O Cerrado, considerado o segundo maior bioma brasileiro e uma das savanas mais ricas em biodiversidade do mundo, oferece um ambiente ideal para a observação direta de fenômenos ecológicos e da diversidade vegetal. Com uma variedade de espécies adaptadas a condições climáticas específicas e solos ácidos e pobres em nutrientes, o Cerrado permite ao estudante compreender, de forma prática, conceitos como adaptações morfológicas, relações ecológicas, sucessão ecológica, ciclos biogeoquímicos e conservação ambiental.
Contando com a proximidade com o Museu do Cerrado, os alunos da Escola Estadual Dom Bosco, realizaram no primeiro semestre de 2025 uma série de aulas de campo neste espaço que possui árvores nativas deste bioma, plantas e flores.
Durante as aulas práticas nesse tipo de ambiente, os alunos têm a oportunidade de identificar espécies vegetais típicas do bioma, analisar suas estruturas, observar interações com animais polinizadores ou dispersores e investigar a influência dos fatores abióticos sobre a distribuição das plantas. Além disso, vivenciam a ecologia de forma ativa, desenvolvendo habilidades como observação científica, registro de dados, trabalho em grupo, respeito ao meio ambiente e senso crítico sobre questões ambientais.
Outro aspecto importante é o despertar da consciência ecológica. Ao vivenciar diretamente o contato com a natureza, os estudantes tendem a desenvolver maior empatia pelo meio ambiente, compreendendo melhor a importância da preservação dos biomas brasileiros, especialmente frente às ameaças que o Cerrado enfrenta, como o desmatamento e a expansão agropecuária.
Portanto, as aulas práticas em reservas naturais não apenas reforçam os conteúdos teóricos da sala de aula, mas também promovem uma formação cidadã, ética e ambientalmente consciente. Em um cenário de urgência ecológica global, formar jovens mais sensíveis e engajados com a conservação da biodiversidade é uma das tarefas mais importantes e desafiadas da Educação.
Profa. Me. Michele Tognon
